top of page
Buscar
  • Foto do escritorCurtindo Petrópolis

Pequena casa-museu atrai turistas do mundo inteiro a Petrópolis

Museu Casa do Colono tem entrada franca o ano todo



A Casa do Colono é uma pequena casa-museu com artefatos e registros da colonização da cidade de Petrópolis. O acervo é um diferencial: objetos usados pelos colonos germânicos ainda conservados como eram, assim como os cômodos da residência. A Casa do Colono está fazendo 44 anos hoje, dia 16 de Março, mesma data de aniversário da cidade.


Seu Didayr Silva, do alto dos seus mais de 80 anos, é uma atração à parte e oferece a melhor visita guiada de todos os museus e em todos os tempos! Ele, que é coordenador do espaço, conta tudo o que não está nos livros de história com uma narrativa de quem fez teatro e que entende de como encantar!


“Um começo muito difícil para os colonos. Eles relatavam que tudo era lama, verde e água, uma terra ainda a ser desbravada”, conta ele emendando: “houve um engano no número de imigrantes. Informaram que chegariam 600 pessoas, mas chegaram 600 famílias, ou seja, mais de 2 mil pessoas. Então, não tinha abrigo para todos”, relata.


A casa foi construída no Quarteirão Kastellaun (que chamamos de Castelânea), habitada pela Kaiser, a primeira a residir. A construção tem alicerces de pedra bruta e paredes de pau-a-pique, originais da época de colonização, assim como fogão à lenha.


A casa tem as características da região da Floresta Negra, na Bavária e encanta não só os brasileiros, mas turistas que vem de todo o mundo como o grupo da Finlândia que visitou o espaço em fevereiro.


“Recebemos gente de toda a parte: Islândia, Noruega, Dinamarca e muitos outros países e todos ficaram admirados com a casa que é uma homenagem aos colonizadores”, conta Didayr Silva.


Turistas filandeses que visitaram a Casa do Colono no mês passado


São 336 peças que compõem o acervo: cortadores de legumes como repolho, um dos principais itens da culinária germânica, talheres, pratos, panelas. Além dos itens de cozinha, equipamentos de caça, de carpintaria e marcenaria, além de objetos da época como uma refinada caixinha de música, um gramofone e até mesmo louças inglesas.



O Museu está também convidando petropolitanos a doar acervos relacionados à memória da imigração germânica em Petrópolis, campanha "Você faz parte dessa História”, que já recebeu vários objetos. E quem quer conhecer, a casa conta com novos painéis expositivos, suportes museográficos e legendas bilíngues, que contam um pouco da história da imigração germânica em Petrópolis e sua importância para a construção e o desenvolvimento socioeconômico e cultural da cidade.


SERVIÇO:

Museu Casa do Colono

Terça a domingo, das 8h30 às 16h

Rua Cristovão Colombo, 1034

casadocolonomuseu@gmail.com

(24) 2247-3715

1 visualização0 comentário
bottom of page