top of page
Buscar
  • Foto do escritorCurtindo Petrópolis

Coronavírus em Petrópolis: informações para o morador e para o turista

Saiba como prevenir, onde procurar ajuda, reagendar sua viagem e saber como fica o calendário de eventos da cidade



Petrópolis não tem nenhum caso do coronavírus, mas desde a sexta-feira (13) adotou medidas preventivas como antecipação das férias escolares e suspensão de eventos com grande concentração de público.


Já os turistas com estadias marcadas para a cidade têm opções para remarcar a viagem e não deixar de aproveitar Petrópolis (em um futuro bem próximo). A rede hoteleira está disponível para qualquer dúvida e o Petrópolis Convention & Visitors Bureau (www.visitepetropolis.com.br) também pode ser procurado.


Vamos às principais informações para moradores e turistas:


1- Petrópolis tem casos de coronavírus?

Não foi registrado nenhum caso até o momento e 10 suspeitas de coronavírus estão em análise. Estes casos suspeitos são de pessoas que estiveram em outras cidades e países.


2- Se houver casos como procurar ajuda?

O principal ponto de apoio estará funcionando a partir desta quarta-feira (18) ao lado da UPA Centro. É um ‘hospital de campanha’ com estrutura para atender e medicar as pessoas. Ele vai funcionar 24 horas, com ambulância no local.

Petrópolis tem 54 unidades de saúde do município de atenção à saúde básica e instaladas nos bairros – Postos de Saúde da Família (PSFs) e Unidades Básica de Saúde (UBS) e elas também podem ser procuradas.


3- Consigo tirar uma dúvida por telefone?

Sim. O telefone do SAMU é o 192 e a população pode ligar para esclarecer dúvidas e obter mais informações.


4- Qual a estrutura caso haja casos graves?

A Saúde também está preparando o segundo andar do Departamento de Doenças Infectoparasitárias (DIP) com leitos específicos – caso seja necessária a internação de pacientes mais graves. Vale salientar que, em 80% dos casos, as pessoas podem ficar em quarentena domiciliar. A Prefeitura também anunciou que busca junto aos hospitais particulares ampliação do número de leitos para possíveis pacientes.


5 -Quando procurar ajuda?

Quando houver algum sintoma respiratório mais grave como tosse persistente e dificuldade para respirar. Quem apresenta sintomas leves de resfriado deve permanecer em casa.


6- Qual a recomendação para a população em geral?

Evitar locais com aglomeração. Por isso as férias escolas na rede municipal foram antecipadas e escolas e universidades particulares também estão suspendendo as aulas. Os eventos também foram suspensos ou adiados. Novas medidas que restrinjam a circulação de pessoas também pode ser adotadas a qualquer momento pelos governo municipal, do estado e também governo federal.


7- Tenho uma viagem marcada para Petrópolis. O que fazer?

A rede hoteleira da cidade também segue recomendações com mais rigor em higiene dos ambientes. Porém, em caso de suspender a viagem procure antes o meio de hospedagem. Hoteis e pousadas estão remarcando as agendas e podem surgir promoções para os próximos meses. A alta temporada de Petrópolis, o Inverno, começa em junho e até lá a previsão é da pandemia de coronavírus estar controlada.


8- Eu queria muito assistir a determinado evento. Serão cancelados?

Os eventos em Petrópolis foram suspensos preventivamente pela Prefeitura. Porém, muitos deles acontecem mensalmente, como é o caso da Deguste, feira de cervejas artesanais. Então, haverá novas datas. Outros, como shows, estão sendo remarcados. É o caso do Feijoada com Mumuzinho que já será dia 23 de abril e os ingressos comprados continuarão valendo.

Então, a dica é se reprogramar e ficar atento ao calendário de eventos. Petrópolis tem opções o ano inteiro e atrações também que independente de eventos.


9- Qual grupo de risco e quais os sintomas?

Tosse, produção de escarro, congestão nasal, febre alta, coriza e dificuldade para respirar são os sintomas mais comuns da doença. No grupo de risco estão idosos, pessoas com baixa imunidade e com predisposição para doenças pulmonares como as pessoas com asma.


10- Como prevenir?

O coronavírus é transmitido por gotículas de saliva, espirro, tosse e catarro. Assim, é preciso evitar o contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos. Higienizar as mãos constantemente com água e sabão e álcool gel são medidas de prevenção


11- Quando devo ir ao hospital?

Só deve ir ao hospital quem estiver se sentindo muito mal ou apresentar sintomas como febre alta e dificuldade para respirar. Se for só um resfriado ou gripe leve, a recomendação é ficar em casa.


12- Tive contato com uma pessoa com coronavírus. O que devo fazer?

O ideal é ficar isolado ou, no mínimo, evitar contato com outras pessoas – em especial idosos – por 15 dias. Se nesse período aparecerem sintomas como febre, dor de garganta, coriza e dor no corpo, use máscara e procure um hospital.


6 visualizações0 comentário
bottom of page